Manual – Competência

O objetivo dessa tela é pesquisar, incluir, editar ou excluir as competências.


Pesquisar  

Competência é o armazenamento de todas as guias e procedimentos realizados por cada fornecedor em um período vigente.

Para pesquisar uma competências especifica já cadastradas no sistema, deve-se preencher os campos necessários. Caso seja necessário a busca de todas as competências já cadastradas, apenas selecione o botão “Pesquisar”, e será possível visualizar todas competências disponíveis.

 

Campos disponíveis:

Campo Descrição Valor de Exemplo
Código Informe o código da competência cadastrada no sistema. 356
Descrição Informe o nome da competência cadastrada no sistema. julho/2019

Após a pesquisa é possível “Detalhar” ou “Excluir” uma competência:

 

Detalhar  

Apresenta o cadastro da competência detalhado, podendo efetuar alterações.

 

Excluir 

Exclui a competência selecionada.


 

Limpar  

Limpa os dados digitados na tela.

 


 

Novo 

 

O objetivo dessa tela é cadastrar uma nova competência. Tópicos nesta tela:

Abas Descrição Obrigatoriedade
Dados Básicos Informe os dados básicos da competência. Sim
Lote Campo de configurações do período na qual a competência pertence. Sim

Ao preencher as abas para uma nova competência, existem as opções de:

 

Salvar  

Salvar o cadastro ou alteração realizado para o cliente.

 

Voltar 

Retorna a pagina da pesquisa de cliente.

 

Novo 

Realiza um novo cadastro.

 

Salvar Aba  

Botão de salvar encontrado nas abas, como exemplo a aba endereço.

 

Pesquisar Aba 

Botão Pesquisar inferior, que trás registros anteriores de lotes para uma competência já cadastrada.

 

Limpar Aba  

Botão Limpar inferior, que limpa os campos preenchidos na aba endereço.

 

Detalhar  

Disponibiliza a alteração das configurações de lote para a competência detalhada.

 

Excluir 

Exclui as configurações salva do lote na qual a competência pertence.

 

Campos

Dados básicos Descrição Valor de Exemplo Obrigatoriedade
Competência Informar o período em meses na qual a competência estará vigente. 07/2019 Sim
Data de liberação Período a qual será disponível o demonstrativo de pagamento. 10/08/2019 Sim
Lote Descrição Valor de Exemplo Obrigatoriedade
Data Inicio Período inicio da vigência para esta competência. 01/07/2019 Sim
Data Fim  Período final da vigência para esta competência. 31/07/2019 Sim
Situação Situação em que se encontra a competência: Vigente ou Fechada Vigente Sim
Dia do Pagamento Data de pagamento dos prestadores. 05/08/2019 Sim
Data limite do acerto Data limite para o acerto de repasse dos prestadores. 10/08/2019 Sim

 

Tela de exemplo:

 


Passo a Passo:

 

Inicialmente para entender o processo de competências, é preciso imaginar que as competências são como gavetas, onde cada gaveta  armazena guias de atendimentos realizadas pelo prestadores de acordo com o período vigente.

Como exemplo, iremos fechar uma competência “Maio/2019” que esta vigente, e em seguida abrir a próxima competência “Junho/2019”.

 

Click no botão detalhar da competência de Maio, em seguida, na aba “Lote” será possível fazer o mesmo, click novamente no botão detalhar encontrado no lote cadastrado para esta competência.

 

Após detalhar o “Lote”, perceba que as informações que estavam cadastradas, aparecem nos campos superiores da tela, assim sendo possível alterar o campo “Situação” para “Fechada”, e finalizar salvando com os botões Salvar inferior (Salvar a aba Lote) e Salvar superior (Salva a competência).

Em seguida, é necessário realizar o mesmo processo para tornar uma competência na situação fechada para vigente.

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