Manual – Cadastro de Cliente

O objetivo dessa tela é pesquisar, incluir, editar ou excluir os clientes da sua operadora, tanto pessoas físicas como pessoas jurídicas.


Pesquisar  

Pesquisa por um ou mais clientes de acordo com o que foi digitado em algum dos campos listados a baixo:

Campo Descrição Valor de Exemplo
Código Informe o código do cliente pessoa jurídica ou cliente pessoa física a qual o beneficiário pertence. 35645234
Nome/Razão Social Informe o nome ou razão social do cliente cadastrado no sistema. MARILSON SI
CNPJ/CPF Informe o CNPJ ou CPF do beneficiário cadastrado no sistema. 195.284.705.85
Grupo Gerencial Selecione o grupo gerencial ao qual o cliente faz parte. Grupo 1

Após a pesquisa é possível “Detalhar” ou “Excluir” o cliente encontrado:

 

Detalhar  

Apresenta o registro de cadastro do cliente detalhado, podendo efetuar alterações.

 

Excluir 

Exclui o cliente solicitado.


 

Limpar  

Limpa os dados digitados na tela.


 

Novo 

O objetivo dessa tela é cadastrar clientes da sua empresa, tanto pessoas física como pessoas jurídicas. Tópicos nesta tela:

Abas Descrição Obrigatoriedade
Dados Básicos Informe os dados básicos do beneficiário como nome, CPF
e data de nascimento.
Sim
Endereço Informe um ou mais endereços do beneficiário. Sim
Imposto Tela de cadastro de imposto para o cliente. Quando o sistema gerar um contas a pagar para o cliente ele já irá calcular o imposto. O imposto precisa já estar cadastrado no sistema Não
Setor Inclusão de setores, caso seja pessoa jurídica, e sua empresa seja dividida por setores. Não
Inf. Complementares Tela para inclusão de informações complementares. Não
Conf. Faturamento Tela de configuração faturamento, podendo configurar inclusão de cobranças, tipo de cobranças e vencimento da fatura. Sim
Faturamento Tela com o histórico de faturamento. Automático

Ao preencher as abas para um novo cliente, existem as opções de:

 

Salvar  

Salvar o cadastro ou alteração realizado para o cliente.

 

Voltar 

Retorna a pagina da pesquisa de cliente.

 

Novo 

Realiza um novo cadastro.

 

Salvar Aba  

Botão de salvar encontrado nas abas, como exemplo a aba endereço.

 

Limpar Aba  

Botão Limpar inferior, que limpa os campos preenchidos na aba endereço

 

Campos

Campo Descrição Valor de Exemplo Obrigatoriedade
Unidade Unidades da sua empresa a qual o cliente está vinculado. Minha Empresa Sim
Código Código gerado AUTOMATICAMENTE pelo sistema para identificação do cliente. 120 Não
Descrição da carteira do beneficiário O valor digitado neste campo irá aparecer na carteirinha, caso não seja digitado nada, irá aparecer o nome fantasia na carteirinha. Ferro e Aço LTDA Sim
Razão Social Razão social do cliente como esta no CNPJ ou nome completo da pessoa como esta no CPF. Ferro e Aço LTDA Sim
Nome Fantasia Um apelido para a razão social, normalmente o mesmo nome da razão. Ferro e Aço LTDA Não
CNPJ / CPF CNPJ ou CPF do cliente. Se o cliente for empresa cadastre um CNPJ, se não cadastre um CPF. 05.350.5545/00001-09 Sim
Atividade econômica Atividade econômica do cliente assim como está descrito no site da receita federal. Consulte o CNPJ do cliente. Geração de Energia Não
E-mail Endereço de e-mail do cliente. Este valor será usado pelo CRM. Caso tenha mais de um e-mail separe por virgulas. email1@empresa.com Sim
Regional Selecione a qual regional de atendimento da sua empresa o cliente pertence. Para cadastrar regionais vão no cadastro de regionais. Rio de Janeiro Sim
Participa de algum grupo gerencial Sim ou Não se o cliente dentro de um grupo
gerencial.
Não Sim
Inscrição estadual e municipal Numero da inscrição estadual ou municipal do cliente no caso de pessoa jurídica. Se não houver numero coloque ISENTO. Para enviar produtos de um estado para o outro a empresa é obrigada a ter. ISENTO Sim
Email Endereço de e-mail do cliente. Sempre que o mesmo tiver coloque pois esse campo será usado pelo sistema posteriormente para envio de dados. ferroaco@acos.com Sim
Inscrição INSS Informar numero de inscrição INSS. 1364865 Não
Numero de funcionário Informe a quantidade de funcionários caso seja cliente pessoa jurídica. 30 Não
Situação Selecione a situação em que se encontra o cliente. Ativo Sim
Data de Ativação Data em que o cliente esta sendo ativado no sistema. 28/05/2019 Sim
Data de Inativação Data em que o cliente será inativado ou desligado do sistema. 28/05/2020 Não
Senha Portal Campo irrelevante. Parceiro Não
Código interno Em caso de pessoa jurídica, onde por exemplo cada funcionário possui um código de registro dentro da empresa em que trabalha. 5468412516 Não
Contato Nome para contato. Silvano Não
Motivo de Exclusão Selecionar o motivo de exclusão: Aposentado ou Demitido. Demitido Não
Comissionamento Selecionar o campo “Não validar condicional de comissão vitalicia”. Não Sim
Sindicato Selecionar um sindicato caso tenha um vinculado. Sindicato dos Trabalhadores Não
Servidor Publico Selecionar em caso de servidor publico. Não Não
Nome do órgão Publico Informar nome do órgão publico em que o servidor trabalha. Prefeitura Não
Endereço Descrição Exemplo Obrigatoriedade
CEP Informe qual o CEP do endereço do cliente.    Se o CEP tiver registrado no banco de dados os outros campos serão preenchidos automaticamente. 30140-000 Sim
Tipo Logradouro Informe qual o tipo do logradouro do endereço. Rua Sim
Logradouro Informe qual o nome do logradouro. Silva Pinho Sim
Complemento Se houver algum complemento informe aqui. 301 Não
Bairro Informe o bairro a qual o endereço pertence. Santana Sim
Número Informe o número do endereço informado. 121 Sim
Tipo Complemento Informe o tipo do complemento informado. Sala Não
País Informe o país do endereço. Brasil Sim
Estado Informe o Estado do endereço. Minas Gerais Sim
Município Informe a Cidade do endereço. Belo Horizonte Sim
Tel. Principal Informe qual o número de telefone principal para contato. (31)2554-8451 Sim
Tel. opcional Informe um segundo numero telefônico caso seja necessário. (31)2515-7564 Não
Tipo Endereço Marque se este é um endereço residencial ou comercial. Comercial Sim
Situação Marque a situação do endereço. Ativo Sim
Endereço Principal Marque se o endereço informado é o mesmo que as correspondências serão enviadas. Ativo Sim
Imposto Descrição Exemplo Obrigatoriedade
Imposto Selecione o imposto que deseja cadastrar para o cliente. Quando o sistema gerar um contas a pagar para o cliente ele já irá calcular o imposto. O imposto precisa já estar cadastrado no sistema. INSS Sim (se quiser incluir algum imposto)
ISSQN Retido na Fonte Selecionar se será cobrado o ISSQN retido na fonte. Sim Não
Alíquota Se por alguma razão a taxa do imposto deste
fornecedor for diferente da padrão cadastrada no cadastro de impostos preencha este campo com o valor em percentual da taxa dele.
6 Não
Data Inicial da Vigência Informar a data inicio de vigência referente ao imposto. 28/05/2019 Não
Setor Descrição Exemplo Obrigatoriedade
Descrição Nome descritivo do Setor. Administrativo Sim (se quiser incluir um setor)
Código Código do setor a qual pertence. 654 Não
Informação Complementar Descrição Exemplo Obrigatoriedade
Salário Informar o salário 1.000,00 Não
Perc. Salário Percentual do salário. 5% Não
Configuração Faturamento Descrição Exemplo Obrigatoriedade
Agrupar Fatura Agrupar a fatura por cliente ou grupo gerencial e incluir as seguintes cobranças: Coparticipação, Custo de Implantação,  Mensalidade, Pro-rata e 2ª via de carteira. Mensalidade e          2ª via de carteira Sim
Tipo de cobrança padrão Selecione a forma de cobrança padrão para o cliente. Boleto bancário Sim
Vencimento da Fatura Selecione o dia em que será vencido a fatura 10 Sim
 Tolerância Após o Vencimento Prazo em dias de tolerância após o vencimento da fatura para suspensão do contrato por inadimplência 15 Sim
Gerar Fatura Antes do Prazo de Vencimento Prazo em dias para geração da fatura antes do vencimento 25 Sim
Gerar Fatura Antes do Prazo de Vencimento Prazo em dias para geração da fatura antes do vencimento 25 Sim
Tipo de Arquivo do Extrato de Fatura Selecionar o tipo de arquivo do extrato de fatura enviado por e-mail: PDF ou Planilha XLS. Selecionar também se ira Enviar extrato da fatura por e-mail, Enviar boleto da fatura por e-mail e Emitir NFES e enviar por e-mail Sim Sim

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